Avaliação Preliminar e Environmental Due Diligence (EDD)

Environmental Due Diligence (EDD) ou Due Diligence Ambiental (DD Ambiental) é um tipo de auditoria que tem como objetivo identificar, de forma geral, os passivos ambientais de uma determinada área em avaliação (Target)

Ela se difere da Avaliação Preliminar (etapa inicial do Gerenciamento de Áreas Contaminadas), realizada em imóveis com potencial de contaminação, por trazer uma visão mais ampla sobre as condições da Target.

Importante mencionar que as demandas de Environmental Due Diligence (EDD) surgem nas fusões, aquisições e investimentos pelo fato do comprador herdar os passivos ambientais, portanto, é de seu interesse realizar uma análise ampla para analisar os riscos da empresa Target

A parte vendedora também têm interesse em saber quais os riscos existentes em sua operação, para mitigá-los e melhor avaliar sua empresa em uma negociação. 

A  Environmental Due Diligence (EDD) faz um levantamento histórico da ocupação da área de estudo, análise de documentação, verificação das atividades e dos produtos manuseados, bem como, pode ser utilizada para a avaliação de custos associados a adequação e reparação ambiental, riscos e não conformidades inerentes a atividade da empresa.

Como a EDD, muitas vezes, também é realizada pelas consultorias que executam o estudo de Avaliação Preliminar, confundem-se os escopos.

A Avaliação Preliminar tem como objetivo o de identificar as áreas fonte potenciais de contaminação e orientar quanto à execução das demais etapas do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, sendo executado conforme normas nacionais e regionais.

Destaca-se que a Avaliação Preliminar, se realizada nos moldes da Decisão de Diretoria nº 38 da CETESB (órgão ambiental do estado de São Paulo), irá endereçar, de forma mais detalhada, as estratégias de investigação baseadas no Modelo Conceitual da área, dependendo do nível e da qualidade de informações acessadas para a condução do estudo. 

Assim, caso o objetivo do estudo seja a entrega para um órgão ambiental, deve-se ser contratado um estudo de Avaliação preliminar, seguindo as normas nacionais e estaduais vigentes.

Por sua vez, a diligencia ambiental, realizada em um contexto mais amplo, busca subsidiar o vendedor ou comprador de uma área, irá procurar elucidar questões para a transação do empreendimento, tais como:

  • Há potenciais riscos que impactam na atuação da empresa após a concretização do negócio? 
  • Quais são os pontos que devem ser endereçados antes do fechamento do negócio?
  • Há um potencial risco que impacte na viabilidade do negócio?

A EDD busca responder essas dúvidas e diminuir as incertezas para uma tomada de decisão. Nesses casos, podem ser desenvolvidos escopos personalizados e direcionados para o processo de avaliação, garantindo uma maior segurança para a empresa. Para isso, é necessário que a consultoria que irá conduzir a avaliação, tenha uma ampla experiência no setor de atuação da empresa avaliada. 

A RAÍZCON é composta por equipe altamente qualificada com experiência consolidada em vários setores produtivos e reconhecida na execução de auditorias do tipo Due Diligence Ambiental e Avaliação Preliminar.

Os trabalhos são desenvolvidos seguindo as normas nacionais e internacionais vigentes, com amplo reconhecimento do resultado obtido, prezando pelo atendimento ao prazo estabelecido, fundamental para esse tipo de atividade.

Caso tenha alguma dúvida sobre o tema, contate-nos, pois teremos o prazer em ajudar!

Não deixe de compartilhar!

Felipe Prenholato

Realizou cursos de especialização em Sistema de Gestão Integrado (SGI) e Licenciamento Ambiental.

Atualmente, atua como Diretor Executivo da RAÍZCON, trazendo seus conhecimentos e visão estratégica de negócios para o mercado ambiental, de forma a auxiliar os empreendedores nas questões ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *