Consultoria Ambiental

Avaliação Preliminar

Segundo a Decisão de Diretoria nº 038/2017/C da CETESB, a etapa de Avaliação Preliminar tem como objetivo caracterizar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento, identificar as áreas fonte e as fontes potenciais de contaminação e orientar quanto à execução das demais etapas do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Para o estudo de Avaliação de Preliminar é necessário a condução de uma visita técnica à área de estudo, por profissionais capacitados.

Além disso, é necessário realizar um levantamento de dados atuais e históricos da área, por meio de entrevistas com funcionários antigos e pessoas familiarizadas com o histórico do local, vistas aos processos presentes em órgãos públicos, avaliação de fotos aéreas históricas entre outros.

Ao final do estudo, quando a área for classificada como Área com Potencial de Contaminação (AP), será elaborado um Modelo Conceitual Inicial – MCA 1, identificando as possíveis fontes de contaminação, para o desenvolvimento do Plano de Investigação Confirmatória, propondo as metodologias de investigação para cada uma das áreas fonte identificadas.

Ainda, segundo a CETESB, o Plano de Investigação Confirmatória deverá ser elaborado em função da disponibilidade e qualidade dos dados levantados na Avaliação Preliminar, bem como das informações obtidas que fundamentaram o Modelo Conceitual Inicial da área de estudo, especialmente no que se refere às áreas fonte e às fontes potenciais de contaminação, ao meio físico e às substâncias químicas de interesse.

A eficácia na condução da etapa de Avaliação Preliminar promove a eficiência da Investigação Confirmatória, direcionando melhor as próximas etapas a serem realizadas para o Gerenciamento de todo o processo junto ao órgão ambiental, com redução de custos de projeto, garantindo o sucesso para o encerramento do caso em menor tempo. 

A RAÍZCON é composta por equipe altamente qualificada, com especialistas na área e amplo conhecimento no assunto, poderá auxiliar no gerenciamento deste processo, buscando a otimização do tempo e dos custos do projeto.

Caso tenha alguma dúvida, contate-nos, teremos o prazer em ajudar.

× No que podemos te ajudar?