fbpx
Estudo de Viabilidade Ambiental

O Estudo de Viabilidade Ambiental busca levantar possíveis restrições para implantação do empreendimento, bem como avaliar as exigências legais para a atividade a ser realizada.

Através do estudo é possível definir as melhores opções de localização para o empreendimento e garantir que o projeto pretendido poderá ser compatibilizado com as características locais.

Esse estudo deve ser feito ainda na fase de projeto para que o empreendedor tenha segurança na execução da sua atividade. É importante mencionar que muitas vezes um empreendimento que tenha viabilidade técnica e econômica pode não ter a viabilidade ambiental, pois pode haver restrições legais para a sua operação no local pretendido.

Alguns exemplos de restrições que podem ser impeditivas para a instalação do empreendimento são: desacordo da atividade com o zoneamento do município, incidência de áreas de proteção ambiental (APP, UCs, entre outras) no imóvel, escassez de recursos hídricos, passivos ambientais como contaminações do solo e água subterrânea.

Entenda mais sobre passivos ambientais aqui.

A avaliação de todos os fatores que podem ser restritivos é fundamental para trazer segurança ao investimento que será realizado pelo empreendedor.  Para isso, destaca-se que quanto mais informações pertinentes ao projeto forem disponibilizadas, melhor será realizado o diagnóstico ambiental.

O diagnóstico pode incluir o levantamento de aspectos e impactos ambientais do empreendimento que permitirá a adoção de medidas de controle e mitigadoras mais eficientes. O levantamento prévio desses fatores pode subsidiar a decisão de quais estudos ambientais serão necessários para a implantação do empreendimento, bem como quais serão as diretrizes legais aplicáveis para a atividade.

Esse levantamento pode ser utilizado para o processo de licenciamento ambiental do empreendimento, já que o empreendedor terá ciência das exigências ambientais que deverão ser atendidas durante todas as etapas (projeto, instalação e operação) da atividade.  Veja mais sobre licenciamento ambiental aqui.

Além disso, a análise do órgão ambiental durante o licenciamento será beneficiada, pois as informações necessárias foram levantadas e disponibilizadas pelo empreendedor, tornado o processo de avaliação muito mais ágil.

Caso precise de ajuda para a instalação do seu empreendimento, a RAÍZCON pode te auxiliar nisso.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro da área ambiental. Conte conosco no que precisar em meio ambiente.

Não deixe de compartilhar!

Felipe Prenholato

Realizou cursos de especialização em Sistema de Gestão Integrado (SGI) e Licenciamento Ambiental.

Atualmente, atua como Diretor Executivo da RAÍZCON, trazendo seus conhecimentos e visão estratégica de negócios para o mercado ambiental, de forma a auxiliar os empreendedores nas questões ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.