O que são as Auditorias Ambientais? Quais os tipos?

Consultoria Ambiental

O que são as Auditorias Ambientais? Quais os tipos?

As Auditorias Ambientais são um processo sistemático no qual a empresa avalia a sua adequação aos critérios estabelecidos, que podem ser requisitos legais, normas ou exigências definidas pelos seus clientes ou pela própria empresa.

Podemos dizer que a auditoria ambiental é uma ferramenta para levantamento, controle e monitoramento dos aspectos ambientais das empresas. Ela é realizada de forma clara e objetiva, sendo que os resultados do processo são comunicados para as partes interessadas.

A definição de auditoria ambiental, segundo a norma ISO 14010, é:

“um processo sistemático e documentado de verificação, realizado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditorias para determinar se a atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados, ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria, e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.” 

Classificação das Auditorias Ambientais

Há vários tipos de auditorias ambientais, que podem ser divididas, por exemplo, de acordo com suas partes e seus objetivos.

Em relação à parte, podemos classificar as auditorias como de primeira, de segunda ou terceira parte, conforme descrito a seguir:

  • A auditoria de primeira parte é quando ela é conduzida pela própria organização ou em nome dela para propósitos internos;
  • A auditoria de segunda parte é realizada por organizações externas, mas que tenham interesse na empresa, como por exemplo os seus clientes;
  • A auditoria de terceira parte são realizadas por organizações externas de auditoria independente, como organizações que emitem certificados ou registros de conformidade com os requisitos da NBR ISO 14001.

Já em relação aos objetivos, alguns exemplos de auditorias são descritos a seguir:

Auditoria de Conformidade Legal 

A auditoria de conformidade legal tem o objetivo de avaliar a adequação da empresa às normas legais aplicáveis à sua atividade. 

Esse tipo de auditoria é utilizada pelas empresas para prevenir eventuais penalidades pelo não atendimento à legislação ambiental. Pode ser utilizada também para verificação em auditorias de fornecedores, que tem como objetivo verificar o atendimento dos requisitos legais de seus fornecedores.

De certa forma, toda a auditoria ambiental tem em sua base a avaliação da conformidade legal, uma vez que este é um requisito fundamental da organização.

Um dos requisitos legais fundamentais para as organizações é seu licenciamento ambiental que deve estar regularizado perante aos órgãos competentes.

Entenda mais sobre o licenciamento aqui.

Auditoria Ambiental de Acompanhamento

A auditoria ambiental de acompanhamento tem por objetivo verificar se as condições estabelecidas em uma auditoria estão sendo cumpridas.

Por exemplo, uma empresa que deseja se certificar pode ter algumas não conformidades e/ou pontos de melhorias para serem tratados.

Nesse caso, a auditoria de acompanhamento irá verificar se estes pontos levantados foram sanados para o processo de certificação.

Auditoria Ambiental de Responsabilidade ou Due Diligence

O principal objetivo desse tipo de auditoria é avaliar a existência de passivos ambientais da empresa que possam impactar o negócio em um processo de compra e venda. 

Estas auditorias também podem ser requeridas por investidores ou bancos em processos de garantias, que desejam verificar os riscos relacionados à determinada empresa.

Entenda mais sobre a auditoria Due Diligence aqui.

Auditoria Ambiental de Certificação ISO 14001

Este tipo de auditoria visa avaliar a conformidade do sistema de gestão ambiental da empresa em relação aos pré-requisitos da norma ISO 14001, para fins de certificação.

Para isso, é avaliado toda a política ambiental da empresa, suas metas, seus controles, seu comprometimento e responsabilidades dos administradores, dentre outros, para a empresa obter a certificação ISO.

Este é um caso de auditoria de terceira parte, conforme comentado, pois precisa ser realizado por organizações externas de auditoria independente.

Entenda como funciona um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aqui.

Em todos estes processos, o auditor ambiental tem papel fundamental, pois será ele o responsável por fazer a avaliação conforme o escopo e objetivo da auditoria, contribuindo para o atendimento aos itens propostos e melhoria continua das organizações.

Veja nosso vídeo no YouTube sobre as auditorias ambientais:

Últimos posts por Felipe Prenholato (exibir todos)
Não deixe de compartilhar!

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário