fbpx
?>

Avaliação Preliminar

O estudo de Avaliação Preliminar é a primeira etapa no processo de áreas contaminadas e tem como objetivo caracterizar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento, identificar as áreas fonte e as fontes potenciais de contaminação, bem como orientar a execução das demais etapas do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

A equipe da RAÍZCON realizou inúmeros estudos de Avaliação Preliminar para os mais variados setores, tais como: terminais portuários, indústrias automobilísticas, alimentícias, farmacêuticas, construção civil, agronegócio, entre outros.

Um dos casos de sucesso da RAÍZCON foi a condução de um estudo de Avaliação Preliminar em um site complexo, que já estava inserido no processo de gerenciamento de áreas contaminadas desde 2004, o qual foi ocupado por indústrias fabricantes de peças automotivas no passado.

Apesar de vários estudos terem sido realizados no local, ainda havia a suspeita da presença de fontes secundárias que geravam fase de vapor, que eram detectadas nas campanhas de monitoramento acima dos padrões para inalação em ambiente fechado. Como há muito tempo o local estava desativado, não havia informações sobre os processos produtivos e das atividades no local.

Desta forma, foram realizadas consultas aos processos disponíveis na CETESB e prefeitura, tais como plantas, processos de licenciamento ambiental das empresas, entre outros. Os levantamentos realizados permitiram identificar os processos e as atividades que pudessem impactar o local, sendo recomendado a realização de investigações adicionais nestes locais.

A partir das conclusões da Avaliação Preliminar foram direcionadas as próximas etapas e as estratégias de investigação que confirmaram a existência da fonte secundária, nos estudos subsequentes. Houve um ganho enorme com a identificação destas fontes para o processo de gerenciamento do imóvel.

O melhor embasamento técnico da Avaliação Preliminar permitiu que as próximas etapas fossem realizadas de forma mais precisa, com menores incertezas, o que diminui o tempo e custo para reabilitação da área.

O sucesso desse caso só foi possível pelo conhecimento técnico da equipe da RAÍZCON que possui especialistas no Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

 

Não deixe de compartilhar!
Figura descaracterizada de áreas fonte de uma Avaliação Preliminar