O que é Auditoria Ambiental?

Consultoria Ambiental

O que é Auditoria Ambiental?

A auditoria ambiental é uma ferramenta utilizada para verificar o atendimento às normas e à legislação ambiental. Devido à competição entre as empresas e ao processo de fusões e aquisições, o tema ganhou destaque nos cenários nacional e internacional.

As empresas notaram que o cuidado com o meio ambiente se tornou essencial para o planejamento estratégico da sustentabilidade do negócio no longo prazo.

A fim de se evitar os custos com uma possível remediação de passivos e danos ambientais, as organizações estabelecerem processos sistemáticos de verificação do cumprimento às regulamentações, através das auditorias ambientais. As auditorias ambientais são definidas pela Resolução CONAMA n° 306.

Desta forma, as auditorias ambientais devem ser realizadas por profissionais qualificados e habilitados, que possuem expertise necessária para o tema auditado.⠀⠀

Vale lembrar que a auditoria é uma ferramenta de gestão ambiental e não um instrumento de controle, de maneira que sua finalidade não é estabelecer os padrões a serem seguidos, mas avaliar se as regulamentações existentes estão sendo seguidas pela empresa ou não.

As auditorias ambientais podem ser classificadas de acordo com seus objetivos, dentre os quais podemos citar a auditoria de certificação, que verifica a conformidade da organização com os objetivos estabelecidos pelas normas (como a ISO 14001), a auditoria de responsabilidade, conhecida também como due diligence, que irá avaliar os custos e os riscos relacionados aos passivos ambientais da organização; e, por fim, a auditoria de otimização da gestão de recursos, que busca melhorar a eficiência do processo produtivo e reduzir a geração de resíduos, uso de energia e outros materiais e insumos.

A adesão às conformidades ambientais promovem um melhor desempenho ambiental das organizações, além da proteção em relação às suas responsabilidades ambientais e o fomento de uma base sustentável de utilização dos recursos ambientais.

Últimos posts por Felipe Prenholato (exibir todos)
Não deixe de compartilhar!

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário