Auditoria Ambiental

Consultoria Ambiental

A auditoria ambiental é uma ferramenta de gestão utilizada para verificar o atendimento às normas e à legislação ambiental. Devido à competição entre as empresas e ao processo de fusões e aquisições, o tema ganhou destaque nos cenários nacional e internacional.

As empresas notaram que o cuidado com o meio ambiente se tornou essencial para o planejamento estratégico da sustentabilidade do negócio no longo prazo.

A fim de se evitar os custos com uma possível remediação de passivos e danos ambientais, prezando também pela imagem da companhia, as organizações estabelecerem processos sistemáticos de verificação do cumprimento às regulamentações, através das auditorias ambientais.

 

Definição de Auditoria Ambiental

Segundo a Resolução CONAMA n° 306 (estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais), a Auditoria Ambiental é definida como:

processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria estabelecidos nesta Resolução, e para comunicar os resultados desse processo”.

Desta forma, as auditorias ambientais são realizadas por profissionais qualificados e habilitados, que possuem expertise necessária para o tema auditado.

É importante para o desenvolvimento da auditoria que o profissional tenha a autonomia para realizar quaisquer questionamentos e apontamentos dos fatos evidenciados.

Atualmente, é muito comum que as empresas tenham um grupo de colaboradores responsáveis pelo sistema de gestão da empresa e que realizarem auditorias internas com certa periodicidade, a fim de verificar o atendimentos às normas ambientais e adesão à melhoria contínua.

Uma prática muito adotada pelas grandes empresas é a auditoria dos seus fornecedores de insumos ou prestadores de serviços, visando verificar se elas possuem o devido licenciamento e atendem às boas práticas ambientais.

Vale lembrar que a auditoria é uma ferramenta de gestão ambiental e não um instrumento de controle, de maneira que sua finalidade não é estabelecer os padrões a serem seguidos, mas avaliar se as regulamentações existentes estão sendo seguidas pela empresa ou não.

 

Objetivos das Auditorias

As auditorias ambientais podem ser classificadas de acordo com seus objetivos, dentre os quais podemos citar a auditoria de certificação, que verifica a conformidade da organização com os objetivos estabelecidos pelas normas, a auditoria de responsabilidade, conhecida também como due diligence, que irá avaliar os custos e os riscos relacionados aos passivos ambientais da organização; e, por fim, a auditoria de otimização da gestão de recursos, que busca melhorar a eficiência do processo produtivo e reduzir a geração de resíduos, uso de energia e outros materiais e insumos.

Diante do exposto, verifica-se que as auditorias ambientais são de grande valor na busca do meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme preconiza o Art. 225 da Constituição Federal, de 1988.

A adesão às conformidades ambientais promovem um melhor desempenho ambiental das organizações, além da proteção em relação às suas responsabilidades ambientais e o fomento de uma base sustentável de utilização dos recursos ambientais.

A RAÍZCON é composta por equipe altamente qualificada, com especialistas na área e poderá te auxiliar a identificar as melhores soluções para seu negócio. Veja como a auditoria ambiental pode ajudar a melhorar seus processos, buscando a melhoria contínua.

Contate-nos, pois teremos o prazer em ajudar!