fbpx
?>

Plano de Desativação

O Plano de Desativação tem como objetivo conduzir a desativação total ou parcial dos empreendimentos de forma ambientalmente adequada, garantindo que não haja impacto ambiental durante esse processo.

Para isso, são estabelecidos procedimentos e diretrizes para serem seguidos pelos empreendimentos a serem desativados. Entenda mais sobre o estudo aqui.

Nesse caso, foi conduzido a desativação de plantas industriais de empresas multinacionais do setor alimentício e de uma empresa fabricante de peças automotivas localizadas em São Paulo.

Para isso foram levantados todos os equipamentos, matérias primas, resíduos, entre outros materiais das plantas industriais que deveriam ter a destinação adequada e foram propostas as melhores formas de gerenciamento para eles.

Cabe ressaltar que as unidades foram alvo de estudos de gerenciamento de áreas contaminadas para avaliação de possíveis contaminações no local. Entenda quando se deve iniciar o processo nesta matéria. 

Após concluída a etapa de transferência e destinação de equipamentos, materiais e resíduos, foi elaborado um relatório com as devidas comprovações e registros destas atividades, abordando cada forma de gerenciamento. Entenda mais sobre a classificação de resíduos sólidos aqui. 

Estes estudos foram submetidos a avaliação da CETESB, através de solicitação de Parecer Técnico para o Plano de Desativação, sendo o órgão ambiental favorável as atividades realizadas.

 

Não deixe de compartilhar!
Foto ilustrando um galpão desativado