Due Diligence em Fornecedores

As organizações têm percebido que o movimento ESG está em evidência no mercado brasileiro e que a aderência as práticas de ESG têm trazido alguns benefícios, como: maior competitividade, melhor reputação e resiliência, além de que as informações ESG tem sido um critério para tomada de decisões por investidores.

Contudo incorporar as práticas de ESG aos negócios não é algo opcional e sim uma necessidade no mercado, fazendo parte do planejamento estratégico das empresas.

As estratégias empresariais alinhadas as práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança remetem um destaque de imagem perante os consumidores e investidores, acarretando as empresas um impacto positivo nos resultados financeiros das organizações.

Os impactos aos resultados financeiros podem ser tangíveis e intangíveis aos negócios, tais como:

  • Melhora do desempenho financeiro;
  • Aumento da credibilidade dos investidores;
  • Fidelização do cliente;
  • Incremento na imagem positiva da empresa;
  • Diminuição do turnover;
  • Minimização de custos;
  • Assegura transparência;
  • Mitigação de riscos.

Cabe destacar que não somente as empresas são beneficiadas com a aderências as práticas ESG, mas também há um impacto positivo no que tange aspectos sociais e meio ambiente em geral.

Gere valor enquanto aumenta a conformidade de sustentabilidade na cadeia de suprimentos através da Due Diligence

Considerando o cenário que ESG é um diferencial no mercado, é de suma importância que as empresas avaliem como seus fornecedores estão engajados nas práticas ESG, para que assim tenham condições de mapear riscos em relação a não aderência por seus fornecedores aos princípios ESG e preparar planos de mitigação, caso aplicável, visto que se existirem práticas inadequadas que podem acarretar danos negativos a imagem da empresa contratante.

A Due Diligence em fornecedores é um processo de avaliação de desempenho quanto as temáticas de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governação corporativa. Além do mapeamento de riscos e planos de mitigação como supracitado, realizar uma Due Diligence em fornecedores permite as empresas fazerem escolhas mais sustentáveis, impactando positivamente toda a cadeia de suprimentos, com oportunidades de crescimento e inovação.

Conclusões

A gestão ESG tem se tornado um diferencial de negócio junto a clientes, a sociedade em geral e investidores, acarretando assim em uma necessidade e não tendência nas empresas.

Corroborando ainda que ESG deve ser contemplado como um processo intrínseco ao plano estratégico das empresas, gerando impactos aos resultados financeiros, tanto tangíveis, como intangíveis aos negócios.

Como parte integrante e relevante de uma estratégia de negócios sustentável tem-se a due diligence em fornecedores. E ter este processo contínuo aplicado em fornecedores, permite as empresas gerirem os riscos efetivamente e escolherem fornecedores em sua cadeia de processo que sejam sustentáveis.

Não deixe de compartilhar!

Christiane Baptista

Especialista em Due Diligences Ambientais focadas em processos de M&As e Diagnósticos Ambientais e de Saúde e Segurança para diversos setores.
Atualmente, atua como Gerente Comercial e Novos Negócios da RAÍZCON, agregando sua experiência e visão estratégica de negócios em soluções aos clientes e captação de novos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *