fbpx
?>

Investigação Screening

A Investigação screening ou varredura é um tipo de metodologia aplicada quando não há informações a respeito das fonte de contaminação do imóvel, sendo realizada para direcionar as próximas investigações, funcionando como um guia. Essa investigação não confirma a presença de contaminantes, mas dá indícios sobre as suas localizações e distribuições. 

São exemplos dessas técnicas: geofísica, amostradores passivos, amostragem multi-incremento, entre outros. Esses métodos permitem realizar uma varredura inicial para, em seguida, direcionar as amostragens subsequentes.

Em um caso concreto, onde uma área industrial estava há muito tempo desativada, sem informações precisas sobre as atividades, a RAÍZCON conciliou mais de uma técnica screening, como os poços de vapores temporários e amostradores passivos que permitiram viabilizar financeiramente uma varredura por todo imóvel.

Os poços de vapores temporários foram instalados em uma malha regular distribuída por todo o imóvel, sendo realizada a leitura de VOC por equipamentos portáteis por 3 dias consecutivos. Já os amostradores passivos, que são formados por materiais sorventes posicionados em subsuperfície, foram utilizados em áreas específicas indicadas pelos resultados dos poços de vapores temporários.

Estas duas técnicas foram selecionadas devido ao Modelo Conceitual da área e aos compostos químicos de interesse que para este caso eram os organoclorados. Os resultados indicaram áreas alvo onde posteriormente foram direcionadas sondagens para confirmação das substâncias químicas de interesse.

Desta forma, o imóvel que possuía em torno de 28 mil metros quadrados para ser investigado, foi reduzido em uma área de cerca de cem metros quadrados, reduzindo o tempo e custo para as investigações.

Essas técnicas, que devem ser avaliadas pelo responsável técnico com os devidos cuidados para cada situação, são de grande importância para aplicação nas investigações ambientais.

O sucesso desse caso só foi possível pelo conhecimento técnico da equipe da RAÍZCON que possui especialistas no Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

 

Não deixe de compartilhar!
Figura ilustrando os resultados de amostradores passivos