O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um instrumento previsto pela Lei Federal 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e trata-se de um documento que mapeia o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados na empresa e indica práticas ambientalmente adequadas para sua gestão, desde a sua segregação, até a sua destinação e disposição final dos rejeitos.
A implementação de um PGRS é a etapa inicial para se conhecer os resíduos gerados em uma determinada empresa ou atividade.
O PGRS deve abordar os seguintes aspectos: identificação da quantidade de resíduos gerados, classificação dos resíduos, segregação e acondicionamento, armazenamento temporário, transporte, destinação final, metas para redução de resíduos e treinamento da equipe.
Ressalta-se que a elaboração do PGRS deve ser realizada por um profissional capacitado, sendo emitida a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART pelo conselho de classe.
Após elaboração conforme as diretrizes apontadas acima, o PGRS estará adequado para a gestão dos resíduos da empresa. Dessa maneira, é possível obter a valorização dos resíduos gerados em consonância com a preservação do meio ambiente.
A RAÍZCON é composta por uma equipe altamente qualificada que possui conhecimento técnico e capacitação para elaborar um PGRS, propondo as melhores práticas e condutas para o gerenciamento dos resíduos.
Contate-nos, teremos o prazer em ajudar!