Consultoria Ambiental

Modelagem Matemática

A Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes é uma representação matemática simplificada das condições hidrogeológicas e hidroquímicas naturais de uma determinada área.

A modelagem é realizada por meio de uma série de equações matemáticas que descrevem o fluxo e a conservação de massas para simular o fluxo e o transporte de contaminantes no aquífero, baseado no modelo conceitual da área bem definido, utilizando como dados de entrada as observações reais e as informações de campo.

Atualmente, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), recomenda por meio da sua Decisão de Diretoria n° 038/2017/C, a simulação do comportamento temporal da contaminação, para prever possíveis mudanças no cenário de exposição e potencial alteração na qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

Desta forma, buscando a preservação da saúde humana e dos bens a proteger, norteando quanto a necessidade ou não de adoção de medidas de intervenção.

Veja também como os receptores podem estar expostos aos contaminantes, através da Avaliação de Risco à Saúde Humana.

Utilidades da Modelagem Matemática

Além de aumentar a compreensão da hidrogeologia da área de estudo, a modelagem matemática é útil para prever os possíveis impactos nos corpos hídricos e mudanças no cenário de risco aos potenciais receptores expostos; delinear as áreas dos poços de captação de água para consumo; otimizar projetos de sistemas de remediação; determinar vazões máximas de bombeamento; entre outras utilidades.

Uma das ferramentas mais utilizadas mundialmente, para o desenvolvimento da modelagem matemática, é o ModFlow®, que é um software que possui os programas necessários para cada caso.

A RAÍZCON conta com especialistas na área que poderão auxiliar no gerenciamento deste processo, entregando o que há de melhor no mercado, buscando a otimização do tempo e dos custos do projeto.

Caso tenha alguma dúvida, contate-nos, teremos o prazer em ajudar.

× No que podemos te ajudar?