Consultoria Ambiental

Investigação Detalhada

A etapa de Investigação Detalhada tem como objetivo delimitar as concentrações de contaminantes de interesse identificados na etapa de Investigação Confirmatória e caracterizar o meio físico onde se insere a Área Contaminada sob Investigação (ACI).

Para isso, as investigações são voltadas a delimitar tridimensionalmente os limites das plumas de contaminação, quantificar as massas das substâncias químicas de interesse, considerando as diferentes fases em que se encontram, caracterizar o transporte das substâncias químicas de interesse nas diferentes unidades hidroestratigráficas, além de coletar dados dos cenários de exposição para a realização da etapa de Avaliação de Risco.

Desta forma, as informações obtidas na etapa de Investigação Confirmatória serão fundamentais para a elaboração do plano de investigação da detalhada. 

A Decisão de Diretoria nº 038/2017/C da CETESB, estabelece que as plumas de contaminação, com origem na área investigada, deverão estar integralmente delimitadas no plano horizontal e vertical.

Os hot spots (centro de massa dos contaminantes) deverão ser investigados com a resolução adequada, de modo a proporcionar a delimitação da sua distribuição espacial e permitir a quantificação das massas das substâncias químicas de interesse presentes.

Quais são os próximos passos?

Conforme mencionado, essas informações de detalhamento dos contaminantes e sua extensão pela área de estudo são necessários para subsidiar a próxima etapa de gerenciamento composta pela Avaliação de Risco à Saúde Humana, onde será verificado ou ou não a existência de risco aos receptores locais e bens a proteger.

Importante ressaltar que caso haja contaminação associada a compostos orgânicos voláteis, a investigação deverá incluir o mapeamento das plumas de vapores, a fim de avaliar os cenários de intrusão de vapores.

A RAÍZCON é composta por equipe altamente qualificada e poderá auxiliar no gerenciamento deste processo, buscando a otimização do tempo e dos custos do projeto.

Caso tenha alguma dúvida, contate-nos, teremos o prazer em ajudar.

× No que podemos te ajudar?