O Estudo de Viabilidade Ambiental busca levantar possíveis restrições para implantação do empreendimento, bem como avaliar as exigências legais para a atividade a ser realizada.

Através do estudo é possível definir as melhores opções de localização para o empreendimento e garantir que o projeto pretendido poderá ser compatibilizado com as características locais.

Esse estudo deve ser feito ainda na fase de projeto para que o empreendedor tenha segurança na execução da sua atividade. É importante mencionar que muitas vezes um empreendimento que tenha viabilidade técnica e econômica pode não ter a viabilidade ambiental, pois pode haver restrições legais para a sua operação no local pretendido.

Alguns exemplos de restrições que podem ser impeditivas para a instalação do empreendimento são: desacordo da atividade com o zoneamento do município, incidência de áreas de proteção ambiental (APP, UCs, entre outras) no imóvel, escassez de recursos hídricos, passivos ambientais como contaminações do solo e água subterrânea.

A avaliação de todos os fatores que podem ser restritivos é fundamental para trazer segurança ao investimento que será realizado pelo empreendedor.  Para isso, destaca-se que quanto mais informações pertinentes ao projeto forem disponibilizadas, melhor será realizado o diagnóstico ambiental.

A RAÍZCON é composta por equipe altamente qualificada, com especialistas na área e amplo conhecimento no assunto, poderá auxiliar no gerenciamento deste processo, buscando a otimização do tempo e dos custos do projeto.

Caso tenha alguma dúvida, contate-nos, teremos o prazer em ajudar.