fbpx
?>

Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes

A Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes ajuda na compreensão do modelo conceitual da área contaminada, tanto para o entendo do comportamento hidrogeológico do meio como do comportamento dos contaminantes em fase dissolvida.

A modelagem permite entender melhor o comportamento do aquífero e realizar projeções a respeito dos compostos alvo.

O time da RAÍZCON possui experiência na realização de modelagens matemáticas para avaliação temporal das plumas de contaminação, análise de risco e para o rebaixamento de aquíferos, sendo uma das modelagens mais desafiadoras realizada em uma área de mineração situada no quadrilátero ferrífero no estado de Minas Gerais, que possui uma geologia complexa e longa série de dados históricos.

Essa modelagem foi realizada com o objetivo de viabilizar o rebaixamento do aquífero para aprofundamento da cava da mina, de maneira a analisar os impactos nas nascentes e recursos hídricos da região, decorrentes desse rebaixamento, e assim propor a melhor localização para a instalação e vazão dos poços de bombeamento, buscando minimizar esses impactos.

Como em todos os projetos conduzidos pela RAÍZCON, essa modelagem foi conduzida por uma equipe multidisciplinar com todo o conhecimento técnico necessário para projetos complexos como este.

Não deixe de compartilhar!
Ilustração de uma Modelagem Matemática