Atualmente, a grande competitividade do mercado e as pressões pelas reduções de custos levam à busca constante na melhoria dos processos industriais.

Diversas técnicas são empregadas para tentar otimizar os processos produtivos e ganho de sustentabilidade, tais como: a implementação de sistemas de gestão, automatizações de atividades, diminuição de retrabalhos, monitoramento de indicadores, entre outros.

Uma etapa importante neste processo de melhoria passa pelas questões de meio ambiente. Para um negócio ser sustentável no longo prazo, deve-se considerar os fatores ambientais presentes em cada etapa produtiva.

Neste contexto, as empresas estão buscando adotar uma postura de responsabilidade ambiental, visando atender à legislação, às boas práticas ambientais e a sustentabilidade do negócio, de forma a se destacarem no mercado perante os consumidores cada vez mais preocupados com a forma de produção e os possíveis impactos produtivos.

Para a fabricação de determinado produto na indústria é necessário o consumo de recursos naturais, onde a matéria-prima é transformada até virar o produto final, que então é distribuído aos consumidores finais.

Durante este processo produtivo, alguns aspectos eventualmente são gerados como, por exemplo, as emissões atmosféricas, a geração de efluentes e de resíduos sólidos, os quais devem ser monitorados para que o impactos desencadeados sejam controlados e/ou mitigados.

A Norma ABNT NBR ISO 14001 preconiza que toda organização deve estabelecer, implementar e controlar seus procedimentos para a identificação dos aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços, dentro do escopo de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Entenda mais sobre o Sistema de Gestão Ambiental aqui.

Alguns dos pontos importantes a serem questionados para a melhoria de indicadores ambientais são:

  • É possível reduzir o consumo de matéria-prima?
  • Há outros tipos de matérias primas que causam um menor impacto?
  • Os insumos produtivos estão sendo utilizados de forma eficiente?
  • As estruturas produtivas estão em bom estado de conservação e otimizadas?
  • Os sistemas atendem aos requisitos de segurança ocupacional e de meio ambiente?
  • É possível eliminar os desperdícios?
  • Quais são os tratamentos dados às emissões atmosféricas e geração de efluentes e resíduos sólidos?
  • Os resíduos sólidos estão sendo tratados e destinados da melhor forma?
  • É possível aplicar o reuso de recursos?

A gestão que se atente a estes pontos ganhará eficiência em sua cadeia produtiva, permitindo uma melhor utilização dos recursos naturais e consequentemente reduzindo o custo do produto final e ganhando em sustentabilidade.

O benefício se estende também por reduzir os impactos ao meio ambiente e por trazer respaldo e reconhecimento da marca com a qualidade ambiental do produto final.

Desta forma, o atendimento da legislação e das boas práticas ambientais, reduzem as chances de ocorrência de incidentes negativos à imagem da empresa, bem como a autuação de órgãos ambientais reguladores.

A RAÍZCON é composta por equipe altamente qualificada, com especialistas na área e poderá te auxiliar na otimização ambiental do seu processo produtivo.

Contate-nos, teremos o prazer em ajudar!