fbpx
Os desafios HSE

Os profissionais de HSE precisam lidar com várias frentes na gestão da indústria, com questões relacionadas à saúde e segurança ocupacional e práticas ambientais, garantindo o controle e a manutenção de registros, o atendimento às normas e legislações vigentes, entre outras demandas da área.

A sigla HSE vem do inglês “Health, Safety and Environment”, que traduzido para o português significa Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Em algumas empresas é utilizada a sigla em português – SSMA para o mesmo conceito.

Os profissionais da área devem estar preparados para enfrentar desafios e coordenar ações junto à equipe para solucionar os problemas que são lançados no dia a dia na empresa.

Cabe destacar que no Brasil, há uma ampla regulamentação do ambiente de trabalho na indústria, bem como relacionado às questões ambientais, sendo que a legislação passa por atualizações periodicamente.

Um dos desafios do profissional de HSE é se manter atualizado em todas essas matérias do conhecimento, enquanto enfrenta uma rotina apertada para realizar o atendimento às metas relacionadas à gestão de saúde, segurança e meio ambiente na indústria.

Quantos indicadores de saúde e segurança a empresa possui? Quantas metas de redução de acidentes devem ser atendidas? Quais são todos os requisitos ambientais que a empresa está sujeita? E os indicadores ambientais? Há muitas questões que pairam na cabeça de um profissional de HSE.

Sobre o ponto de vista de HS, a prevenção de acidentes é um dos tópicos mais importantes para a indústria, demandando uma análise criteriosa de diversos aspectos, como mapeamento e mitigação de riscos, uso e controle de EPCs e EPIs, entre outros.

Implementar uma cultura de ações preventivas e de atenção aos diversos riscos à saúde e segurança dos trabalhadores durante as atividades realizadas em cada setor de uma indústria é um dos grandes desafios dos profissionais de HSE. Nesse sentido, os treinamentos e diálogos constantes com os trabalhadores são fundamentais para a conscientização dos riscos.

Com relação à área de meio ambiente, há uma gama de assuntos que o profissional pode se deparar, desde os mais abrangentes como as metas de redução da geração de resíduos sólidos e a sua correta destinação, controle e monitoramento de efluentes, até temas mais específicos, como a avaliação de possíveis passivos ambientais decorrentes de acidentes, vazamentos de substâncias nocivas ao meio ambiente ou práticas ambientais realizadas de forma incorreta.

Além disso, há uma série de requisitos legais que a empresa tem que cumprir, como o atendimento às condicionantes da licença ambiental, a elaboração do PGRS, a entrega do RAPP IBAMA, o pagamento do TCFA, inventário de resíduos, entre outros.

A grande questão é: como conseguir cumprir todas essas obrigações, realizar a gestão de prazos de vencimentos de licenças e ainda ter certeza que os procedimentos estão corretos e atualizados?

Realizar uma boa gestão de tarefas entre a equipe, identificando responsáveis pelo cumprimento e apoiando em sistemas que ofereçam um suporte para o gerenciamento das demandas parece ser um ponto importante de partida, mas somente isso não garante que todos os requisitos sejam atendidos.

Para itens mais específicos, que requerem um conhecimento particular, como por exemplo, o levantamento de passivos ambientais, pode ser uma boa ideia solicitar o suporte de um Consultoria Ambiental especializada no tema. 

Além desse tema, outros assuntos como a renovação de uma licença de operação, elaboração de um PGRS e auditorias de conformidade legal, pode ser um ponto de apoio muito importante para os profissionais de HSE, para conseguirem entender se tudo está no caminho certo.

A Consultoria pode ser uma aliada e até um braço da empresa nas questões de saúde, segurança e meio ambiente, abrindo a possibilidade do profissional ter mais tempo para focar em outras tarefas importantes na indústria e ainda ter a certeza de que uma empresa especializada está coordenando assuntos tão importantes.

Vale destacar que a ausência de um correto controle das práticas de saúde, segurança e meio ambiente representa um grande risco para a indústria, podendo gerar passivos trabalhistas e ambientais, multas e até o embargo das atividades da empresa. Nesse sentido, a Consultoria pode ainda auxiliar levantando os riscos e as não conformidades legais por meio de auditorias de HSE.

A equipe da RAÍZCON possui ampla experiência e especialistas para ajudar os profissionais de HSE a adotarem as melhores estratégias para o gerenciamento das indústrias para cada caso específico. Conte com a gente!

Não deixe de compartilhar!

Felipe Prenholato

Realizou cursos de especialização em Sistema de Gestão Integrado (SGI) e Licenciamento Ambiental.

Atualmente, atua como Diretor Executivo da RAÍZCON, trazendo seus conhecimentos e visão estratégica de negócios para o mercado ambiental, de forma a auxiliar os empreendedores nas questões ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.